Página Inicial > Desafio, Hora do Lanche, Produção Textual > Desafio: Texto sem a letra “A”?

Desafio: Texto sem a letra “A”?

O desafio foi proposto pelo professor Willian Cereja, e está publicado aqui.

É possível escrever um texto em Língua Portuguesa sem utilizar a letra A?

Em vários sites é possível encontrar alguns exemplos bem estranhos, como este aqui:

É possível sim. Sem nenhum tropeço posso escrever o que quiser sem ele, pois rico é o português e fértil em recursos diversos, tudo isso permitindo mesmo o que de início, e somente de início, se pode ter como impossível. Pode-se dizer tudo, com sentido completo, mesmo sendo como se isto fosse mero ovo de Colombo.”

 

E você, aceita o desafio? Consegue escrever um pequeno texto sem usar a letra A? Vale qualquer tipo de texto: poema, classificado, narrativa, opinião…

Escreva seu texto nos comentários e os melhores serão publicados.

  1. cleyton soare
    28/03/2014 às 09:55

    VALEU PROFESSORA FIZ MINHA TAREFFA DE CASA

  2. brenda paula dias
    18/11/2013 às 19:29

    LEGAL ESSES TEXTOS

  3. Vitória Andressa
    18/09/2013 às 17:22

    Obrigada, este site me ajudou a fazer minha lição de casa .!!

  4. 04/06/2013 às 20:49

    valeuuu ai pessoal tinha um trabalho e agora terminei valeuuuuuu!!!!!!

  5. 01/05/2013 às 20:21

    ss2 profe kkkkkk vc e muitu inteligentii isso eu tenho provas ;)

  6. douglas
    19/06/2012 às 18:55

    No toque sugestivo
    de seus dedos
    curiosos,
    desejo e medo.

    Nos seus olhos,
    o reflexo
    do meu sorriso,
    sincero e tímido.

    No beijo,
    o sonho
    feito em momento,
    cúmplices do sentimento.

    Depois de feito,
    sem jeito
    me deito no teu peito,
    ouço sinos.

    Que perdure
    eu desejo!
    Morrer
    por seus beijos.

  7. bianca
    01/05/2012 às 10:54

    valeu bruna pela ajuda estrei no site e encontrei esse texto valeu mesmo

  8. beatriz
    01/08/2011 às 19:58

    esse texto é super legal mais num tem muito sentido

  9. karol
    19/05/2011 às 19:31

    o homem e o ovo

    o homem roubou um noteook de um predio e o disse ovo ovo ovo ovo ovov ovovov vovovo

  10. 20/09/2010 às 10:09

    Estão encerradas as participações. Dia 24, sexta-feira, os 3 textos entrarão em disputa para sabermos qual o melhor.
    Obrigada pela participação. ;) ;) ;)

  11. Ellen Liane Cardoso
    19/09/2010 às 21:03

    obrigada pela consideração.
    troquei a palavra e espero que agora esteja certo.
    desde já agradeço.

    “O sofrimento constrói, ou nos destrói?/
    só nos mesmo podemos responder isso,
    pois nem sempre o obvio é o certo”

  12. Ellen Liane Cardoso
    18/09/2010 às 15:49

    Professora estava, pode se dizer, brincando no meu comentário anterior, pois copiei de um artigo qualquer da internet…..
    Mas espero que ainda esteja valendo o desafio…
    Desculpa pela brincadeira…
    Mais o poema(pode assim se dizer) a seguir, foi eu quem mesma fiz…
    Desde já agradeço

    “O sofrimento constrói, ou nos destrói?/
    só nos mesmo podemos responder isso,
    pois nem sempre o normal é o certo.”

    • 18/09/2010 às 20:24

      Vou considerar pois vc foi sincera.
      Mas ainda assim você usou a letra A na palavra “normAl”.
      Continue tentando, ainda está na briga!
      Abraços :D :D

  13. Ellen Liane Cardoso
    18/09/2010 às 15:22

    É um belíssimo esporte do intelecto, pois escrevemos o que quisermos sem o “E” ou sem o “I” ou sem o “O” e, conforme meu exclusivo desejo, escolherei outro, discorrendo livremente, por exemplo sem o “P”, “R” ou “F”, o que quiser escolher, podemos, em corrente estilo, repetir um som sempre ou mesmo escrever sem verbos.
    Com o concurso de termos escolhidos, isso pode ir longe, escrevendo-se todo um discurso, um conto ou um livro inteiro sobre o que o leitor melhor preferir.
    Porém mesmo sem o uso pernóstico dos termos difíceis, muito e muito se prossegue do mesmo modo, discorrendo sobre o objeto escolhido, sem impedimentos.

  14. 17/09/2010 às 23:26

    Onde se escondeu o meu melhor?
    porque estou triste?
    eu quero o meu porto seguro, quero um refugio, quero me sentir forte, quero poder dizer que estou feliz de novo, e sei que vou ser feliz. Nem que demore um século, pois só eu sei que existe sempre um futuro feliz e perfeito.

  15. 17/09/2010 às 23:24

    Onde se escondeu o meu melhor?
    porque estou triste?
    eu quero o meu porto seguro, quero um refugio, quero me sentir forte, quero poder dizer que estou feliz de novo, e sei que vou ser feliz. Nem que demore um século, pois só eu sei que existe sempre um futuro feliz e perfeito!

  16. Bruna Helena
    17/09/2010 às 20:17

    aaaaaai que triste depois que mando o comentário acho outro erro, mas agora acho que esta certo kkkkk

    Tudo infelizmente é como você e eu.
    O nosso jeito esmorecido,
    O nosso jeito esquecido.
    E com isso só sofremos,
    E com isso só deixo voce ir ,
    O que se foi morreu,
    é sempre indispresivel.
    Ou melhor dizendo fingir ser desentendido.

  17. Bruna Helena
    17/09/2010 às 20:14

    ooops desculpa achei no poema um erro, uma palavra com a letra A, mas ja modifiquei a frase, espero que ainda esteja valendo

    Tudo infelizmente é como você e eu.
    O nosso jeito esmorecido,
    O nosso jeito esquecido.
    E com isso só sofremos,
    E com isso só deixo voce ir ,
    O que aconteceu morreu,
    é sempre indispresivel.
    Ou melhor dizendo fingir ser desentendido.

    • glicia fernanda
      10/04/2012 às 20:22

      obrigada bruna helena minha professora mandou eu escrever ai eu pesquisei na internet ai eu li o seu e escrevi obrigada bjsssss…

      • alicegabrielly
        20/09/2012 às 15:36

        kkkk eu tb

  18. Bruna Helena
    17/09/2010 às 20:11

    haha olha eu aqui de novo, fiz um poema sem a letra A, espero que esteja certo =)

    Tudo infelizmente é como você e eu.
    O nosso jeito esmorecido,
    O nosso jeito esquecido.
    E com isso só sofremos,
    E com isso só deixo de lado,
    O que se foi morreu,
    é sempre indispresivel.
    Ou melhor dizendo fingir ser desentendido.

    • 17/09/2010 às 20:16

      Ficou ótimo Bruna.
      Mas não está totalmente dentro da proposta, pois na 5ª linha você usou a palavra “LADO”.
      Estás no caminho, continue tentanto. :D :D :D :D

    • 01/05/2013 às 20:20

      aa obrigaduuu me auuudo muituo

  19. Natan Cardoso
    17/09/2010 às 17:24

    professora exclui o meu comentario

  20. Natan Cardoso
    17/09/2010 às 17:21

    Não.
    Por que se não usar a letra A nao da pra publcar um texto.
    ai o texto ia ficar sem sentido

    • 17/09/2010 às 17:26

      Mas a graça é escrever algum texto com sentido, mas sem usar a letra A. Só pode usar palavras que não tenham a letra A. Olha os exemplos!!!! :D :) :)
      Por isso é um desafio. :D :D

  1. 24/09/2010 às 07:40

Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

