Início > 2º ano 2/2011, Leituras e Releituras > Romantismo: momento histórico

Romantismo: momento histórico

Para compreender melhor o que está presente na Literatura romântica é importante conhecer o contexto no qual ela se desenvolveu.

O Romantismo foi um movimento muito fértil em todas as manifestações artísticas, não só na quantidade de obras como no elenco de artistas. Na pintura Goya e Delacroix; na música Beethoven, Wagner, Verdi, Chopin, Mozart.

A liberdade guiando o povo (1831), Delacroix, apreciador das cores intensas e das cenas dramáticas, nesta tela presta uma homenagem à França e à revolução.

Museu do Louvre, em Paris, sua construção foi uma proposta da Convenção de 1792, para incentivar as artes no período pós-Revolução Francesa.

 

Na Literatura destaque para Victor Hugo que teve seus romances conhecidos mundialmente, sendo adaptados para o cinema dois deles: Os Miseráveis e de O corcunda de Notre Dame.

Por indicação do Eduardo está aqui a capa do Cd Viva la Vida da banda Coldplay, aqui mais algumas informações sobre a arte do encarte.

Anúncios
  1. Eduardo Henrique
    19/02/2011 às 01:11

    A capa do CD Viva la vida do Coldplay é ” A liberdade guiando o povo “. A banda tem algumas músicas focadas no romantismo. Muito bom o blog!

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: