Início > 1º ano 1/2011 > Cantiga da Ribeirinha

Cantiga da Ribeirinha

 

Em Portugal, o Trovadorismo teve início com a “Cantiga da Ribeirinha”, também conhecida como “Cantiga de guarvaia”, escrita em 1189 ou 1198 e atribuída a Paio Soares de Taveirós. Segundo a tradição literária, essa cantiga – primeiro texto de literatura portuguesa – teria sido oferecido a Maria Pais Ribeiro, a “Ribeirinha”, amante de d. Sancho, rei de Portugal.
A cantiga de Ribeirinha foi a primeira imagem da mulher na literatura portuguesa.

No mundo nom me sei parelha,

Mentre me for’ como me vai,

Ca já moiro por vos – e ai!

Mia senhor branca e vermelha

Queredes que vos retraia

Quando vos eu vi em saia!

Mau dia me levantei,

Que vos enton non vi fea!

 

E, mia senhor, dês aquel di’,ai!

Me foi a mi mui mal,

E vos, filha de don Paai

Moniz, e bem vos semelha

D’aver eu por vos guarvaia,

Pois eu, mia senhor, d’alfaia

Nunca de vos ouve nen ei

Valia d’ua correa.

Notas Explicativas

Non me sei parelha: não conheço quem se compare a mim

Mentre: enquanto

Moiro: morro

Senhor: senhor ou senhora

Branca e vermelha: alava e de faces rosadas

Retraia: retrate, pinte, descreva

Em saia: sem manto

Que vos enton non vi fea: pois percebi que não era feia

Des: desde

Bem vos semelha: bem vos parece

D’aver eu por vos: receber por seu intermédio

Guarvaia: veste de luxo

Alfaia: presente, brinde

Valia d’ua correa: qualquer coisa de poço valor

  1. foi muito bonita e tambem desentendida....
    07/11/2012 às 19:48

    meu deus + que poesia é essa em….
    Xyquuinhah…

  2. pedro henrique
    27/10/2012 às 22:41

    ESTA CANTIGA A CONHECI AINDA NOS MEUS TEMPOS DE ESCOLA,EU FIQUEI FASCINADO EM SABER COMO ERA NOSSO IDIOMA NOS PRIMORDIOS.
    TAMBEM EXISTE GIL VICENTE.

  3. 05/03/2012 às 17:20

    eu achei muito linda éssa poesia………………………….

  4. Maria Laura
    11/04/2011 às 10:52

    Os professores de português gostam mesmo dessa tal Ribeirinha.
    Minha professora pediu pra gente montar uma apresentação com essa poesia.
    Pode nos ajudar?
    Brc 🙂

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

